Seguidores

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

As diferenças entre as estratégias de satanás e o plano Divino para os crentes

As diferenças entre as estratégias de satanás e o plano Divino para os crentes

Texto : Dn: 3: 1-30

Introdução.

1. Satanás sempre elaborou estratégias malignas  para destruir os filhos de Deus em todo mundo. Ele teve inicio de sua estratégia no céu,  foi frustrado, não deu certo, mas na terra ele conseguiu realizar o seu desejo maligno destruindo a vida de Adão e Eva.
2. Satanás não parou por ai, mas na vida de um bisneto de Noé, chamado de Ninrode,  ele conseguiu fazer o plano mais diabólico de todos os tempos, levar as pessoas a adorar imagem de esculturas em madeira, pedra, ouro, gesso, animais, astros e pessoas, levando a raça humana para longe do  verdadeiro Deus e Senhor.
2.O capitulo três de Daniel conta a historia de três jovens ,Sadraque, Mesaque e Abedê-Nego que foram tentados pelos planos de mortal de satanás, mas venceram a tentação, ficando firmes com sua fé e crença no Deus dos hebreus.
3 Eles saíram de Judá quando eram pequenos através da invasão da Babilônia  por Nabucodonosor  em 605 anos ante de Cristo,
4. Eram judeus piedosos a quem Deus havia dado "o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria" (Daniel 1:17), e os nomeou para esses cargos de autoridade, mas eles eram consciente de que não deveriam adorar os deuses a não ser o Senhor.

Proposição: Os crentes sempre serão tentados e perseguidos, mas Deus  os livrará de todo mal.

O. transitória: As diferenças entre as estratégias de satanás e o plano divino para os crentes.

I. Estrategia de satanás ( estatua de ouro )    vs: 1-7

 A. satanás impõe uma adoração falsa ,enganosa e escraviza as pessoas ( vs: 1-7 )
1. O povo da Babilônia era politeísta, adorava vários deuses, um deles era bel ou Marduque o principal, Nabu,
2. A imagem provavelmente de Nabucodonosor foi erguida para unificar Estado e religião e para mostrar que o reinado de Nabucodonosor seria para sempre,
3. A inauguração foi a nível internacional, pois todos os povos e línguas  e nações foram convidados para tal evento;
4. Todos deveriam  prostrar-se perante a  imagem depois que ouvissem a orquestra imperial.
5. Satanás ainda hoje continua focalizando na mente humana essa ideia de adoração a imagem, escravizando as pessoas para não conhecerem a Cristo, no fim dos tempos ele criará a imagem da besta e forçará a população mundial a adorá-la, esse será um dos ataques finais dele, mas sem triunfo.
6. A falsa religião ou adoração a imagem, tem levado muita gente para longe do Senhor e para o inferno. O QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR ALGUNS A SAÍREM DESSE SISTEMA? A resposta está no ponto seguinte.

II. Plano divino ( os crentes )    vs: 16-18

B. Deus usa os verdadeiros crentes para fazerem a diferença. ( igreja ) ( vs: 16-18)

1. Deus trabalhou no coração desses três jovens desde sua infância pelos pais quanto a fidelidade a Ele e não a outros deuses,
2. Eles conheciam a história de Javé, um Deus de justiça, amor e generosidade, que se declarou como único e verdadeiro  Deus, criador, sustentador e salvador. O Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
3. Não tinha como eles negar essa fé no Deus verdadeiro mesmo morando e servindo em um lugar pagão, que não tinham esperança e viviam sob o jugo da escravidão de satanás e das imagens.
4. Deus usou a vida desses jovens para mostrar aquela população a grandeza de Deus, suas maravilhas e o seu poder infinito sobre os reis e reinos. Eles foram grandemente perseguidos e testados, vejam o próximo ponto.

III. Estrategia de satanás: (  fornalha de fogo ardente ) vs: 19-23

C. satanás persegue e prende os crentes para negar a fé. ( vs: 19-23)

1. Satanás nunca aceitou a ideia das pessoas adorarem a Deus como verdadeiro  SENHOR.
2. Ele tem usado muitas maneiras e meios de prenderem as pessoas para não conhecerem a verdade.
Ex : mentiras, drogas, bebidas, tradição religiosa, status, posição, a própria Bíblia, pessoas, etc.
3. Ele também tem perseguido os crentes em vários lugares do mundo por causa da fé em Jesus.
4 Esses jovens mantiveram-se firmes, seguros e convictos de sua fé no Deus todo poderoso e falaram ao rei: “ fica sabendo o rei que nós não faremos parte desse negócios”.   Por causa de sua lealdade a Deus, foram lançados na fornalha de fogo ardente.
 ( fornalha: provavelmente era usada para queimar tijolos e fundição de metais pelos babilônicos pelo alto poder de temperatura  que ela tinha)
5. Seguir e servir a Cristo tem um preço muito alto, e precisamos saber que satanás nunca estará contente por ver a nossa fé firmada em Jesus. Vejam o que aconteceu com os jovens.

IV. Plano de Deus  ( libertação )  Vs: 24-28

D. Deus não abandona os verdadeiros crentes mesmo estando em lugares mais humilhante da vida e os liberta completamente.

1. Deus é um ser que está presente em toda circunstancia da vida, seja ela boa ou má,
2. Ele é aquele que tira o pecador do lamaçal de pecados e o coloca em posição de honra,
3. Deus não abandona os que lhes pertence, Ele sempre está presente e protegerá do mal,
4. Os Jovens foram jogados na fornalha ardente, mas quem estava lá junto com os rapazes, um ser sobrenatural,  (Deus.)
5. A bíblia conta a historia da libertação de Pedro e de Paulo quando foram presos, Deus estava presente e os livrou.
6. O rei Nabucodonosor ficou perturbado e foi a fornalha e viu quatros seres passeando pelo meio do fogo, a Bíblia  diz em Izaias 43: 2.
7. Deus é o nosso libertador, não importa aonde você se encontra, o que você faz, Deus vai sempre livrar o seu povo, mesmo passando pelo fogo.

V. Plano de satanás ( reconhecimento superficial de Deus sem compromisso ) Vs: 29

E. Muitas pessoas influentes da sociedade reconhecem a existência de Deus, mas não querem compromisso.)
1. O rei reconheceu o poder e a grandeza  do Deus dos hebreus Sadraque, Mesaque e Abedê-nego, e determinou leis para o povo seguir aos Deus único dos hebreus, mas não tomou a sua decisão ao lado do Senhor.
2. Uma coisa é reconhecer e outra é obedecer e servir. Os políticos e lideres nacionais não se comprometem com nenhum seguimento religioso , mas usam da religião para satisfazer o desejo da população  e unificar religião e estado, mas compromisso com Deus, não querem, e quando surgem, são poucos.
3. Em nosso Brasil  há liberalidade de religião, mas qual presidente até agora tem servido a Deus, nenhum, mas na Constituição Nacional existe um artigo de Lei que dá o direito de Liberdade religiosa, Capitulo 1 Art. 3º Todo indivíduo tem direito à liberdade de religião, incluindo o direito de mudar de religião ou crenças, assim como a liberdade de manifestar sua religiosidade ou convicções, individual ou coletivamente, tanto em público como em privado, mediante o culto, a observância de regras 2 comportamentais, a prática litúrgica e o ensino, sem que lhe sobrevenha empecilho de qualquer natureza..
4. O rei Nabucodonosor fez a sua Lei e determinou que todos da Babilônia servissem ao Deus dos hebreus, mas a Bíblia e nem um comentário diz que Ele serviu a Deus nesse momento.

VI. Plano de Deus  ( bênçãos ) v. 30

F. Deus usa quem Ele quer até mesmo um incrédulo ( rei ) para promover bênçãos para os crente,
1. O rei fez os três jovens prosperar  na terra da Babilônia,
2. Quando obedecemos a Deus e servimos em sua causa, mesmo em outro lugar de cultura diferente, Deus mostra a sua generosidade e nos abençoa por causa de seu amor por nós.

VII. Conclusão:

1. Que possamos guardar essas verdades em nossa vidas e nos firmarmos mais em Deus para os dias difíceis de perseguição;
2. Que Deus abençoe a todos, amem.


Nenhum comentário: