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sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

As causas do Juízo de Deus sobre Israel e Judá


As causas do juizo de Deus sobre Israel e Juda.

Texto:  Miquéias  1: 1-16

1.      Os juízos de Deus sempre foi proclamado pelos profetas e juízes  em toda  a história da Bíblia, por causa da iniquidade dos homens,

2.      Os juízos de Deus são anunciados, quando a sua santidade é afetada pelas iniquidades dos homens, e quando o seu nome é traído pelos homens  pecadores,

3.      Samaria e Jerusalém, as capitais de Judá e Israel, estavam passando dos limites  e Deus as julgou, por causa de sua santidade e justiça,

4.      Miquéias profetizou os juízos de Deus, durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de  Judá, ou seja, entre 740 e 690 a.C. Os três reis citados eram bem diferente um do outro.

5.      Miquéias era um pregador da roça. Seu lar ficava a uns trinta quilômetros ao sul de Jerusalém, na fronteira com a Filisteia. Pregava em Morosete sua terra natal  ao  mesmo tempo que Isaías pregava em Jerusalém e Oséias em Israel.
6.      Miquéias era profeta do povo simples e da zona rural e conhecia bem seus concidadãos.

Proposição: Não podemos provocar  a Deus com nossos pecados, Deus é santo e julgará todo e qualquer pecado que seus filhos praticarem...

Oração transitória: As causas do juízo de Deus sobre Israel e Judá.
    

     I.            Deus julga Samaria e Judá por causa de sua prevaricação. (  vs: 1- 6 )

1.      Crime de prevaricação. Consiste em retardar ou deixar de praticar ato de ofício, ou praticá-lo contra disposições legais, por interesse ou má-fé, geralmente, cometido pelo funcionário público. A pena prevista para essa conduta é de detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
2.      As palavras sinônimas sãocorrupção, depravação e devassidão. ( Dicionário on-line de português )
3.      Judá e Samaria se contaminam com esses tipos de crimes e praticaram muitos outros pecados como: heresia, injustiça, opressão, assassinato, mentira, etc...
4.      Deus não se agradou de nenhum de seus pecados, pelo contrario, esses levantaram a ira de Deus ao ponto de leva-los a juízos.  (v. 6 )

      II.            Deus Julga Samaria e Judá;  por causa da perversão a idolatria. ( vs. 7- 9 )

1.      A adoração a outros ídolos sempre foi uma afronta a Deus,
2.      Não farás para ti imagem de esculturas e nem adorareis a outros deuses, esse era um dos mandamentos de Deus para Israel e Judá;
3.      No entanto, a nação de Israel  deixou  ser levada por esse pecado que desagrada a Deus; Ele é o único a ser adorado e não compartilha a sua gloria com outros deuses...
4.      O rei Acaz que foi um dos piores reis da história de Judá,  andou nos caminhos dos reis de Samaria e faz lugares de adoração em vários lugares, ofereceu o seu próprio filho aos deuses pagãos e alterou a adoração no templo, levando o povo a pecarem contra o Senhor....
5.      Deus julgou Samaria nos dias de Miqueias, levando esse povo para o exilo na Assíria.
                 
     III.            Deus julga outras cidades por causa da influencia má de Samaria e Jerusalém ( vs. 10-16 )
1.      Miqueias declarou o castigo de Deus de cidade em cidade, por causa do pecado do povo;  
2.      A influencia foi tão grande que logo chegou nas cidades  vizinhas  de Jerusalém, e Deus não deixou  nenhuma delas sem punição, todas as cidades receberam as sentenças de Deus por seus pecados,
3.      Deus continua o mesmo, Ele não mudou,  seus juízos ainda continuam preparados para aqueles que praticam o pecado neste mundo e rejeitam ao Senhor.

4.      Deus ira julgar todo mundo independente de sua classe social ou cultura, Deus não deixará ninguém impune ao seu juízo, todos irão pagar pelos pecados cometidos neste  mundo...
III. Conclusão:
1.      Portanto, meus irmãos, Deus é vingativo de todos os pecados, seja eles de natureza moral ou não,
2.      Deus julgará todos sem distinção, o Senhor é um juiz zeloso e que pune todas as injustiças do homens.
3.      Que possamos ficar sempre em alerta, vigiando, e pedindo a ajuda do SENHOR para caminharmos honestamente com Ele.


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